historia do grafitiHistória do Graffiti


História do Graffiti

  • O conceito de graffiti, surgiu nos bairros mais estigmatizados dos Estados Unidos, mais precisamente em Nova Iorque, durante a década de 70.
  • Se considerarmos o graffiti como um tipo de escrita na parede e desenho de figuras, podemos afirmar que esta arte surgiu há séculos atrás na pré-história, evoluindo nos tempos românicos até aos dias de hoje. 

Graffiti no espaço urbano
O graffiti ao utilizar o meio urbano como forma de expressão, ao contrário aos demais movimentos artísticos, que se inserem na sociedade através de um trabalho muitas vezes planejado e exposto em galerias e museus, faz com que seja bastante questionado. Um dos aspectos conceituais mais interessantes encontrados nessa linguagem (graffiti), é sem dúvida, a questão da proibição, sempre presente, talvez um preconceito ou mesmo uma falta de informação a respeito do que acontece e a arte final prescrita no muro, faz com que muitos da população ajam a favor dessa proibição, ao visualizar esse tipo de acção.
Graffiti em Portugal
As formas mais antigas dos graffitis são os "tag’s". Estes já eram utilizados nos anos 30, por diversos gangs americanos, como forma de limitação de território. Esta "moda" voltou alguns anos mais tarde entre os jovens provenientes dos guetos negros e os bairros pobres dos EUA. O fenómeno atingiu a Europa nos anos 80, e em Portugal surgiu no final dessa década.